Cartão de visita virtual: descubra como fazer o seu de forma fácil

Criado em 24 Janeiro, 2024Web • 1,484 visualizações • 5 minutos ler

O que é um Cartão de Visita Virtual

Com o crescimento do uso do WhatsApp para fins comerciais, ficou cada vez mais necessário se apresentar de forma clara e profissional por esse canal. Por isso, o uso do Cartão de Visita Virtual se tornou algo ainda mais importante e prático para enviar dados de contato, compartilhar uma indicação ou mesmo ser indicado por um amigo ou cliente. 

O Cartão de Visita Virtual permite que quem receba o cartão tenha acesso à informações de forma interativa, como seu telefone (fixo e/ou WhatsApp), endereço de e-mail, url do seu site, link para seu perfil nas redes sociais e endereço da sua empresa, tudo isso no mesmo lugar. 

É uma excelente opção para aqueles que costumam fazer contato com potenciais clientes por meios virtuais. Além de trazer conforto para aqueles que têm interesse nos seus serviços, pois com apenas um clique é possível entrar em contato com você ou conhecer todas as suas redes sociais.

Esse formato de cartão de visita pode tranquilamente substituir o tradicional de papel pela facilidade de troca de cartões, quantidade de informações adicionais que ele possui e versatilidade na distribuição. 

Nesse post você vai aprender como fazer um cartão de visita virtual, mas se ainda tem dúvidas sobre o que é e por que usar um na sua empresa, também explicaremos de forma rápida para que você não fique por fora de nenhum detalhe desse recurso tão importante utilizado atualmente por profissionais de todos os segmentos. 

O que é um Cartão de Visita Virtual

O cartão de visita virtual não é algo novo, existe há muito tempo em um formato mais técnico chamado vcard, originalmente criado em 1998, onde é possível enviar um arquivo com dados de contato como telefone, e-mail, endereço e site. Esse formato foi muito usado para enviar contatos via Outlook, por exemplo.

Assim como no formato original (vcard ou VCF – Virtual Contact File), o cartão de visita virtual continua sendo um arquivo, mas atualmente usamos um mini-site, onde você pode compartilhar informações de contato com quem recebe o cartão. 

Exemplo de cartão de visita virtual da Vcard:

Cartão de Visita Virtual Quer um cartão como esse com a sua identidade?

Veja aqui como ter o seu cartão virtual personalizado.

Você pode enviar seu cartão online através de diferentes meios como, por e-mail, WhatsApp, e até mesmo pelo Facebook Messenger. 

Por ser um mikni-site, o cartão pode ser interativo, ou seja, ter algumas áreas onde quem recebe o seu cartão virtual poderá interagir e realizar algumas ações. Em geral são links para sites ou redes sociais da sua empresa. Nunca foi tão prático compartilhar todas as informações.

Uma outra opção, é que por ser online, você pode disponibilizar seu cartão em locais do seu site e linkedin para facilitar o contato dos seus clientes com você. Dessa maneira, você economiza o tempo do cliente que teria que procurar pelas suas informações.

Por que você precisa de um cartão virtual imediatamente? 

Atualmente estamos em um cenário pós pandemia que praticamente nos impediu de termos contato físico com outras pessoas fora do nosso ciclo residencial por muito tempo, logo, ficou impossível ir para reuniões e levar seu cartão de visitas tradicional (de papel) com você para distribuí-los para clientes e parceiros, o que era bastante comum há alguns anos antes disso tudo começar. 

Nunca foi tão importante ter recursos virtuais para manter seus contatos comerciais sempre em dia. Neste caso, o cartão de visita virtual é o modelo ideal para conseguir enviar suas informações de contato para alguém de forma rápida e profissional. 

O cartão virtual também mostra que você está sempre antenado às novidades e acompanhando o que está em alta, o que agrega valor para você e para o seu negócio. 

Além dos links tradicionais que comentamos acima, você pode fazer um cartão de visita virtual com um link para sua agenda onde o seu cliente pode reservar uma reunião com você diretamente pelo cartão, reduzindo assim o tempo para conseguir combinar um horário onde os dois possam conversar. 

Por exemplo, se você for um profissional que precisa que seu cliente agende um horário, não precisa mais que ele ligue para marcar, com o link automático da sua agenda ele saberá quais horários estão livres e poderá marcar online sozinho. 

Como fazer um cartão de visita virtual personalizado

Para fazer um cartão de visita virtual você pode usar um software de edição de imagens de sua preferência ou contratar nosso serviço de criação de cartão de visita virtual

O site recomendado para criação do cartão de visita. Nesse site você terá todas as ferramentas necessárias para criar o seu cartão de visita virtual, fazer a inserção de links e manipulação de fotos e imagens para aplicar no cartão. 

Há alguns pontos que precisam de atenção ao montar seu próprio cartão para que fique profissional, toda a informação deve estar legível, ou seja, nada de fontes muito elaboradas que exigem uma atenção redobrada para entendimento. O intuito do cartão é facilitar a vida do cliente e não dificultá-lo. 

A foto deve ter aspecto profissional como as utilizadas no LinkedIn, os links que você colocar devem ser de redes sociais e e-mail que são utilizados com frequência (não adianta colocar o endereço de um e-mail que ninguém responde) e por último, arrumar as informações de forma que seja confortável para a leitura. 


Recomendamos também o uso de ícones para representar o “telefone”, “e-mail” e cada rede social, como ocupa menos espaço, deixa o cartão com um visual mais clean sem perder a essência informativa.

Caso você não tenha facilidade com uso do site para edição de imagens, nunca tenha mexido em um site ou tenha outras prioridades para dedicar seu tempo, uma alternativa para ter o seu cartão personalizado com logo da sua empresa, links e dados de contato é o nosso serviço de Criação de Cartão de Visita Virtual, onde acessaremos sua area dentro do site e criaremos o seu cartão.. 

Não perca tempo tenha hoje seu cartão de visita virtual.