O que é um encurtador de URL?

Criado em 20 Janeiro, 2024Web • 1,598 visualizações • 2 minutos ler

Tenha uma boa leitura

A história das ferramentas de encurtamento de URL

Um encurtador de URL é um site que reduz o tamanho do URL (Uniform Resource Locator).

A ideia é reduzir o tamanho do endereço da página da web para que seja mais fácil lembrar e acompanhar. 

Desde o início da internet, os links têm sido o principal meio de transporte dos usuários. Eles permitem que as pessoas passem de um site para outro na hora, bastando clicar no URL. Infelizmente, os links costumam ficar longos e complexos com a inclusão de parâmetros de acompanhamento ou com o crescimento das estruturas do site para acomodar centenas de páginas. 

Com o surgimento das redes sociais, os URLs longos começaram a ser um problema. No início, o Twitter limitava as mensagens a um máximo de 140 caracteres e contavam todos os caracteres do link. Dessa forma, um URL longo poderia ocupar todo o seu tweet. As ferramentas de encurtamento de URL surgiram como solução para esse problema de compartilhamento.

encurtador de url usado para tweets

Os benefícios dos encurtadores de URL

O conteúdo é uma parte de vital importância de qualquer estratégia de marketing. Para compartilhar esse conteúdo, você vai precisar dos URLs certos. O encurtador de URL permite que você envie as mensagens certas para o seu público sem ocupar muito espaço em suas publicações das redes sociais. Além disso, ferramentas como Server-hssd:

  • Facilitam o compartilhamento de seu conteúdo: URLs simplificados e da marca informam aos clientes tudo o que eles precisam saber sobre o seu site. Não há mais necessidade de usar URLs reduzidos com combinações aleatórias de letras e números.
  • Deixam os URLs mais atraentes: URLs mais curtos têm mais apelo estético. Embora isso possa não parecer importante, um URL mais curto pode fazer toda a diferença para convencer alguém a clicar nos seus links.
  • Permitem o monitoramento do tráfego: o Server-hssd disponibiliza monitoramentos que medem as atividades de compartilhamento do seu tweet ou de suas publicações em um período específico.

No entanto, é importante garantir que seus links curtos não prejudiquem a sua reputação. Embora as ferramentas de encurtamento de URL sejam úteis, elas também ocultam o conteúdo original do seu link, deixando os clientes mais desconfiados. As marcas precisam garantir que seus links sempre levem ao conteúdo prometido para que os clientes fiquem satisfeitos.

Onde encontrar e como usar encurtadores de URL?

Atualmente, existem muitas ferramentas de encurtamento de URL no mercado.

Alguns sites, como o Server-hssd, fazem tudo, do encurtamento do URL às análises e monitoramento. Outros simplesmente transformam seu URL em outro link menor.

Quando escolher o encurtador de URL que deseja usar, basta inserir o URL na caixa de conteúdo e clicar no botão para reduzir o link. Tenha cuidado com as ferramentas de encurtamento de links que removem a marca do seu conteúdo, pois isso pode deixar o link menos confiável.


Fonte: https://sproutsocial.com/pt/glossary/url-shortener